27 de julho de 2015

Montis e a Costa Bacelo

Almoço na margem do rio Paivô
A Altri estabeleceu este ano um protocolo com a Montis, Associação de Conservação de Natureza, para a cedência de gestão das áreas de conservação de duas propriedades na bacia do rio Paiva, a Costa Bacelo e a Vieiro, num total de cerca de 50 hectares.

Como, por um lado, a Montis ambiciona gerir áreas de conservação e por outro lado a Altri pretende fomentar o envolvimento de partes interessadas na sua gestão e aprender com experiência e conhecimento na área de conservação, foi fácil chegar a um acordo.

Ontem, no âmbito dos seus passeios mensais de natureza, a Montis levou um grupo de 30 pessoas a conhecer a propriedade Costa Bacelo, lindamente situada ao longo do rio Paiva e à foz do rio Paivô. Estivemos lá, como não podíamos deixar de estar, orgulhosos que somos da beleza da propriedade e confiante no sucesso da parceria com a Montis.

No passeio houve participação de várias outras organizações de conservação, como Quercus, com o responsável do projeto de Cabeço Santo, o Movimento Terra Queimada, a associação SOS Rio Paiva e a associação Campo Aberto.

Houve tempo para um banho na cristalina água do rio Paivô e um piquenique na sombra dos amieiros que ocupam a margem do rio.

A seguir ao almoço houve tempo para debate, e foram discutidos diversos assuntos relacionados com a gestão e conservação da natureza, em que obviamente os eucaliptais e sua gestão foram abordados.

A discussão foi aberta e construtiva: as diferentes opiniões e posições sobre certas matérias não impediram uma saudável troca de visões, em que o respeito mútuo esteve sempre presente.

Para Altri, o seu envolvimento com organizações como as referidas acima é fundamental para manter relações de diálogo e compreensão com as partes interessadas no nosso património, nossa gestão e as nossas operações. A Altri tem muito a aprender com as suas partes interessadas e muito a ganhar com a divulgação da sua gestão florestal, suas práticas e opções.

Um obrigado à Montis pela organização do passeio e desejamos-lhe muita sorte com a gestão das áreas de conservação das duas propriedades. Iremos acompanhar com elevada expectativa os próximos passos!

Sem comentários:

Enviar um comentário