5 de julho de 2014

Plantar eucaliptos na Suiça ou a má fama deles

Floresta suíça
Mudei de casa recentemente. Um dos colaboradores da empresa de mudanças, algures no meio dos trabalhos, perguntou qual era a minha profissão.
"Engenheiro florestal" respondi.
Ele riu-se um pouco. Estranhei e, para enquadrar melhor, acrescentei que trabalhava para a indústria de celulose.
"Isto é dos eucaliptos?" indagou com rapidez.
Nem tive tempo de responder.
"Ah, essas árvores são muito más! O que é bom é plantar carvalhos e sobreiros! Devem plantar carvalhos e sobreiros."
A minha experiência nestas situações ensinou-me que é bom manter uma certa calma.
"Olhe - respondi - concordo consigo que é importante haver também carvalhos e sobreiros."
Ele não se deixou desviar e continuou: "Fazem muito mal essas árvores! Vão mas é plantar eucaliptos na Suíça!"
Mantive a minha calma: "Não dá, faz muito frio na Suíça. Os eucaliptos não suportam esse frio."
"Estados Unidos!" O homem era determinado. "Vão plantar nos Estados Unidos!"
A minha resposta foi no mesmo sentido. O meu interlocutor não ficou muito impressionado e lá voltou ao trabalho de trazer as minhas coisas da camioneta.
Fiquei a pensar sobre o que aconteceu. Estou habituado a ter de responder perante críticas ao eucalipto, de pessoas normalmente tão convencidas como mal-informadas sobre a cultura do eucalipto e seus impactos ambientais e sociais. Decidi não deixar o assunto cair.
No fim das mudanças conversámos um pouco, e disse-lhe estar surpreendido com tão firme opinião sobre os eucaliptos. Ele voltou a sorrir e apercebi-me que já não estava tão empolgado como antes. Disse-lhe que, da próxima vez que fosse à casa de banho e usasse papel higiénico, devia pensar um pouco donde vinha esse papel.
O colega desse homem juntou-se à conversa: "Ah, é de eucaliptos que é feito o papel higiénico?"
"Sim - respondi - tal como muitos outros produtos que usamos todos os dias."
"Então, mas acha mesmo que eles não fazem mal?"
"Acho. Sabe, o que faz mal são eucaliptais mal geridos. Esses sim, fazem mal. Tal como plantações mal geridas de outras espécies, como carvalhos e sobreiros."
O primeiro homem olhou para mim e disse-me: "Olhe, plantei este ano sete eucaliptos!"
Incrédulo, perguntei-lhe: "Então afinal também planta eucaliptos?"
"Sim. A minha ideia é de plantar todos os anos 7 eucaliptos num terreno que eu tenho. Assim, daqui a poucos anos, vou ter todos os anos uns eucaliptos para cortar e que me vão dar lenha para a lareira!"
"Pois - respondi - o eucalipto também dá boa lenha."
"O eucalipto tem mas é muita má fama, não tem?" comentou o segundo homem.
"É verdade - concordei - tem de facto má fama. Foram cometidos erros no passado com a plantação de eucaliptos, e ficou a ideia da árvore malévola na cabeça de muita gente."
"É como os polícias! - disse o primeiro - também têm má fama sem razão! Sabe, sou polícia reformado e sei o que é isso da má fama. Os polícias são bons, precisamos deles e mesmo assim têm má fama!"
"Então é um pouco como os eucaliptos." respondi em tom de conclusão.
Despedimo-nos com um sorriso rasgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário