11 de abril de 2014

Monitorização e controlo biológico

O inicio da Primavera, é um período de grande atividade biológica, a temperatura média diária aumenta e os gorgulhos realizam as suas posturas nas denominadas ootecas (bibliotecas de ovos). O planeamento do controlo químico requer uma monitorização rigorosa da presença das ootecas e do aparecimento das larvas de Gonipterus  no povoamento.

Esta avaliação, coordenada com a previsão das condições climatéricas e com a logística operacional dos aplicadores, desencadeia o inicio dos tratamentos.

Aproveitando a mesma visita acompanhámos uma das principais atividades da linha de trabalho relacionada com o controlo biológico da praga - a largada do parasitoide Anaphes inexpectatus.

Colocação das ootecas provenientes de laboratório

As ootecas parasitadas pela pequena "vespinha" são colocadas num suporte colocado num ponto central do povoamento e são recolhidas periodicamente várias ootecas presentes nas árvores para avaliar o grau de parasitismo.

Monitorização das ootecas 
A expectativa da equipa da Altri Florestal é que estas nossas amigas "vespinhas", aproveitem o ar primaveril e partam em busca de mais ootecas para controlar as populações do gorgulho do eucalipto.


1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Excelente trabalho...encontro frequentemente Povoamentos com desfolhas consideráveis, de facto é um grande atraso no crescimento das Plantas, com enormes perdas nos acréscimos e Produções anuais.

    Se outras Fileiras da Indústria Florestal, investissem em investigação desta forma, à procura de soluções para combater e dar a volta aos flagelos que a nossas florestas padecem...
    Talvez já tivéssemos mais próximos de encontrar uma solução para o Pinheiro bravo, até poderia passar por encontrar uma variedade que fosse mais resistente ao Nematode...

    Até na Vinha deram a volta à Filoxera, quebrando o ciclo da praga, introduzindo a técnica da enxertia com um "cavalo" resistente...nada é impossível.

    Mas isso são outras conversas...

    Bom trabalho, em prol deste Sector e da economia Nacional.

    Cumprimentos

    RR

    ResponderEliminar