19 de março de 2014

Dia Mundial da Protecção Civil


Stand da AFOCELCA
O Dia Mundial da Protecção Civil, é comemorado todos os anos a 1 de Março, dia em que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Protecção Civil – OIPC, também conhecida pela sigla anglo-saxónica ICDO (International Civil Defence Organisation), com sede em Genebra.
Para assinalar esta data a Câmara Municipal de S. Tirso, organizou um conjunto de iniciativas nos dias 28 de Fevereiro a 1 de Março, envolvendo os agentes de proteção civil e diversas entidades, como a PSP, GNR, corporações de bombeiros, Cruz Vermelha, o Centro Hospitalar do Médio Ave, entre outras.
 
Estes eventos são uma ferramenta importante de sensibilização da população para a importância da adoção de comportamentos de autoproteção, numa lógica de promover uma cultura de segurança.
Como não poderia deixar de ser, a AFOCELCA também esteve representada neste evento a convite do Município de Santo Tirso, o que é revelador da importância que esta organização tem vindo a ter nos Planos Nacionais, Regionais e Municipais de defesa da floresta contra incêndios(DFCI).
Nesta comemoração foi possível dar a conhecer o posicionamento desta força no combate a incêndios florestais, assim como a sua missão, estratégia e objectivos. Foi ainda possível ter a presença de uma ECT (Equipa de Combate Terrestre) em representação da estrutura operacional, demonstrando assim parte do equipamento que dispomos e com o qual participamos, com as restantes forças, nos diversos Teatros de Operações.
Neste contexto parece-me ser importante dar também neste espaço um contributo para o maior conhecimento da missão desta força, assim sendo:
A AFOCELCA é um agrupamento complementar de empresas do grupo ALTRI e grupo Portucel Soporcel, que com uma estrutura profissional tem por missão apoiar o combate a incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em estreita coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário