20 de dezembro de 2012

Descubra as diferenças - soluções e resultados

Agradeço o interesse e a participação no desafio proposto. Tal como prometido, seguem as soluções e os resultados:

Tabela 1 - Soluções
Descrição
Diferença
Sim ou Não
Foto A
Diga qual
Foto B
Diga qual
Região
Não
Norte
Norte
Idade (anos)
Não
2
2
Material genético
Sim
Seleccionado
 Clone Altri Florestal 
(GM2-58)
Preparação de terreno
Sim
Giratória
Incorporação de resíduos + ripagem
Gestão: manutenção
Sim
Fertilizaçao
Fertilização e controle de vegetação

Tabela 2 - Respostas certas em percentagem (%) -Não vos digo o nº de participantes!

Descrição
Diferença
Sim ou Não
Foto A
Diga qual
Foto B
Diga qual
Região
80%
40%
40%
Idade (anos)
80%
60%
80%
Material genético
100%
80%
60%
Preparação de terreno
100%
80%
100%
Gestão: manutenção
100%
20%
100%


 Relativamente às respostas obtidas, podemos concluir que há uma grande segurança quanto à preparação de terreno e manutenção na situação de melhor crescimento (100% de respostas certas); no material genético há também uma grande percepção de que são diferentes, mas no que respeita a tipo de material, no caso da situação de boa produtividade as opiniões dividem-se entre Cruzamentos controlados e Clone Altri Florestal, mas são unânimes quanto ao ser material melhorado Altri! Grande confiança!

As duas plantações estão lado a lado e foram plantadas no mesmo dia. A da Foto A não é da Altri Florestal; a da Foto B, é da Altri Florestal - Caparosinha.

Em conclusão, a diferença no crescimento deve-se a dois factores determinantes da produtividade: melhoramento genético e silvicultura. A preparação do terreno da Foto A, levou à inversão dos horizontes orgânicos; na situação da Foto B, não se inverteram os horizontes orgânicos e promoveu-se a manutenção dos resíduos de biomassa junto à zona do desenvolvimento radicular. No caso da Foto A, as plantas não tiveram qualquer melhoramento genético ou selecção; as plantas da Foto B, resultam de mais de 15 anos de melhoramento: selecção; cruzamentos controlados; clonagem, teste, avaliação, selecção e produção clonal.

Sobre este tema, recomendo o próximo post, "O valor da Silvicultura e Melhoramento Genético". Estejam atentos.

Bom Natal

Clara Araújo

3 comentários:

  1. Bom dia

    Este Clone Altri Florestal (GM2-58)está acessível ao mercado? Como e onde poderei adquiri-lo?
    Smartins

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Como fornecedor de madeira de eucalipto para o grupo Altri, gostaria de colocar uma questão relativamente a plantações de eucaliptos.

    Todos os anos fazemos plantações de eucaliptos (para produção própria). Neste seguimento, surgiu nos um terreno em que temos algumas dúvidas no tipo de planta mais adequada para tal; penso que o globullus selecionado melhorado não será a melhor opção, pois o terreno favorece mais as espécies de sobreiro e carvalho.

    A minha pergunta concreta é: Será que, é possível através de técnicos da Altri, mandar analisar as características do terreno e escolher o melhor tipo de planta adequada em função dessas características?

    Não tenho a ideia se é possível isso, mas na minha opinião devia haver interesse, pois são os particulares que abastecem uma grande fatia da rolaria de eucalipto, e penso que seja de todo interesse haver cada vez mais plantações sustentáveis e rentáveis. Agradeço a atenção e aguardo uma resposta. Cumprimentos,
    Gil

    ResponderEliminar
  3. Altri Florestal (Almeida Morgado)30 de outubro de 2013 às 14:40

    Agradecemos o interesse do senhor Gil, em especial pelo seu contacto por esta via.
    Sobre a questão que nos coloca, gostaríamos que nos desse um pouco mais de informações, nomeadamente em que região do país se encontra o terreno de que nos fala, qual é a sua ocupação actual, se existem algumas limitações em termos legais e/ou ambientais como sejam áreas protegidas, Ren, Ran, etc.
    Acreditamos por isso que seria melhor promover um contacto directo connosco, para que se possa fazer uma avaliação mais precisa sobre o assunto que nos coloca.
    Teremos todo o prazer em o ajudar!
    Queira por isso entrar em contacto directo connosco, através do e-mail almeida.morgado@altri.pt ou então através do telemóvel 96 64 91 915.

    ResponderEliminar