13 de novembro de 2012

Imagens do nosso Reino Fungi

Depois da minha primeira experiência a fotografar cogumelos de uma forma sistemática, concluí que é muito mais difícil do que parecia. É verdade que eles não fogem, mas exigem que estejamos o mais perto possível do local onde eles se encontram, ou seja, na maior parte dos casos, do chão! Penso que o único truque para captar a sua essência é mesmo colocar os joelhos, os cotovelos ou mesmo o peito na terra. Assim, com o nosso passeio micológico do último sábado, ganhei alguns conhecimentos, uma valente dor de costas, um conjunto de roupa suja e as seguintes fotos selecionadas de entre cerca de 160:

a)

b)

c)

d)

e)

f)

g)

h)

i)

j)

l)

m)

Como estive mais preocupado com as fotografias do que com os apontamentos, optei por não arriscar em nenhuma legenda. Assim, sintam-se à vontade para enviarem as vossas classificações. De qualquer forma, sei que uma colega, muito mais experiente neste reino do que eu, irá em breve escrever um post bastante mais científico do que este, acerca da nossa aprendizagem micológica na propriedade Vale da Lama.

5 comentários:

  1. Valeu a pena as dores e a roupa suja, pois o resultado fotográfico é soberbo...Que lindas imagens.

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão excelentes, parabéns. Espero que tenham apanhado alguns para um belo manjar, aí sim as dores nas costas teriam valido bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação à parte gastronómica, quase concluí que os mais seguros são os do supermercado... Ainda assim, acho que comeria o a), o i) e talvez o j). Apesar de alguns parecerem crepes ou pudins, penso que seria melhor a dor de costas do que comê-los...

      Eliminar
  3. Estupendas as fotos, não só do ponto de vista técnico, mas porque em boa parte permitem a identificação da espécie.

    a) Amanita caesarea
    b) c) Russula
    d) Ganoderma
    e) Coprinopsis picacea
    f) Gymnopilus suberis
    g) Lactarius chrysorrheus
    h) Russula
    i) Macrolepiota procera
    j) Lactarius rugatus
    m) Laccaria ohiensis

    ResponderEliminar