5 de julho de 2012

Recuperação de Montados de Sobro e Galerias Ripícolas

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), a Altri Florestal promoveu várias acções em propriedades próprias, nomeadamente de Ordenamento e Recuperação de Povoamentos (Montados de sobro) e de Promoção do Valor Ambiental dos Espaços Florestais (Manutenção e Recuperação de Galerias Ripícolas).
Nalgumas áreas de sobro que arderam em 2003, foram efectuadas podas de formação nas árvores de futuro para garantir um fuste direito e o aproveitamento da regeneração natural. Realizaram-se também podas sanitárias para eliminação de focos de contaminação, procedendo-se à remoção e queima dos sobrantes com o objectivo de diminuir o risco de incêndio e a propagação de pragas e doenças.

Regeneração natural de sobreiro
Foi efectuado um controlo da vegetação espontânea, e considerando as diferentes características físicas e estruturais de cada local, este controlo foi efectuado nalgumas situações com grade de discos para incorporação de mato no solo, noutras com corta matos para evitar riscos de erosão e em zonas com declives superiores a 20%, recorreu-se a equipamentos motomanuais (motorroçadoras).

Controlo de vegetação espontânea com grade de discos

Controlo mecânico de vegetação espontânea com corta matos

Controlo motomanual de vegetação espontânea
No que se refere a infraestruturas, procedeu-se à construção e beneficiação da rede viária, para permitir que os caminhos sejam transitáveis durante todo o ano.

Beneficiação de caminho florestal
 Nas áreas de sobro que se encontravam em estado debilitado, mas com dominância de árvores jovens e com elevada regeneração natural, foram realizadas podas de formação nas árvores de futuro e foram identificadas as árvores para aproveitamento da regeneração natural. Efectuou-se um controlo da vegetação espontânea, com recurso a grade de discos para incorporação de mato no solo e diminuição do risco de incêndio. Foi efectuada uma fertilização do solo, com adubo ternário, recorrendo a um tractor equipado com distribuidor.
Montado de sobro após acções de recuperação
As Acções de Promoção do Valor Ambiental dos Espaços Florestais tiveram como objectivo melhorar as galerias ripícolas em três propriedades próprias que arderam em 2003. Após o incêndio foram eliminadas algumas áreas de eucalipto e procedeu-se à reposição da galeria através do aproveitamento da regeneração de freixos e salgueiros. Nas áreas de intervenção sem regeneração natural, foram eliminadas as espécies exóticas e invasoras do habitat, e procedeu-se à plantação de espécies ripícolas privilegiadas na região em conformidade com o PROF do Ribatejo.
Freixo jovem

Plantação de espécies ripícolas


1 comentário: