5 de maio de 2012

A floresta como local de culto


"A floresta como espaço de mistério, de forças ocultas e sentimentos conflituais excita a imaginação e o fantástico constituindo-se como fonte inesgotável de mitos, crenças, lendas, fábulas, contos infantis e contos de fadas, assim como espaço habitado por espíritos, uns bons e outros maus, uns visíveis e outros invisíveis, como as fadas, as ninfas, os troll, os ogres, as dríades, os faunos, os sátiros, os gnomos, os elfos, os lobisomens e o próprio diabo" Engº José Neiva Vieira, no seu artigo Árvores Florestas e Homens.

É relativamente frequente encontrarmos sinais de atividades de culto e rituais místicos nas nossas florestas, e a foto acima é um exemplo recente disso. Normalmente são brincadeiras inofensivas de adolescentes, mas ao mesmo tempo não deixam de fomentar uma certa ansiedade junto de pessoas mais sensíveis para os aspetos ocultos e crenças populares relacionadas com estes rituais.

A mim não me incomoda quando as pessoas recorrem à floresta para as suas atividades espirituais. Podiam, isso sim, levar a sua tralha para casa no fim da sessão...

1 comentário:

  1. Ó Henk, ou vieram ou iam para o Pingo Doce, pá!! Não tiveram tempo para levar as coisas!!

    Paulo Maio

    ResponderEliminar