4 de fevereiro de 2012

Eucalyptus nitens na neve



No dia 26 de janeira, a Direção de Produção realizou a sua reunião anual, esta vez em Tarouca. Visitou-se a propriedade Monte Mourisca, uma plantação recente de Eucalyptus nitens.

A propriedade situa-se entre 900 e 1000 metros de altitude e o Eucalyptus nitens mostra a sua grande aptidão para o clima montana, com excelentes crescimentos e elevada resistância ao frio como se pode ver na imagem acima, tirada em dezembro de 2010.

As produtividades esperadas situam-se entre as 200 e 250 m3cc/ha, proporcionando desta forma uma cultura rentável e com elevada capacidade de criação de valor.


No fim da visita registou-se o momento para memória futura, em que a equipa da DP se posiciona junto a uma plantação que irá fazer somente 3 anos na próxima primavera. É caso para dizer: que grande equipa!

Henk Feith

2 comentários:

  1. Eucalyptus nitens melhorado??

    Tiago Freitas

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago,

    As plantas de Eucalyptus nitens são de origem controlada e semente selecionada. No entanto, a resistência verificada ao frio é característica da espécie, e não somente desta proveniência. A sua aptidão para o frio vai ao ponto da espécie ser plantada no UK (vide: http://www.primabio.co.uk/bm_evidence.htm#ev_Enitens).

    Henk Feith

    ResponderEliminar