22 de novembro de 2011

Outono nos eucaliptais

Os cogumelos são os fenómenos mais emblemáticos do outono na floresta, e os eucaliptais não são exceção. Nas visitas das últimas semanas foi notável o surgimento deles, e partilhamos aqui algumas imagens deste místerioso grupo que vive nas nossas florestas.

Caneira - 10 de novembro
Caneira - 10 de novembro
Cebolais - 14 de novembro


Quinta das Bocas - 22 de novembro
Para os especialistas em cogumelos: alguém nos sabe identificar as espécies aqui representadas?

7 comentários:

  1. Não consigo chegar à espécie, mas, a contar de cima, o 1º parece ser Amanita, o 3º um Macrolepiota e o último um Amanita.

    ResponderEliminar
  2. A 3ª é sem dúvida a Macrolepiota procera, quanto á ultima parece-me uma Amanita caesarea(amanita dos deuses), mas uma vez que que é muito parecida com a Amanita phalloides o melhor mesmo é não comer. Dizem que foi assim que assasinaram Julio César (trocaram a amnita caesarea pêla amanita phalloides que é mortal

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela ajuda. Entretanto, coloquei a primeira foto no forum Cogumelos de Portugal (há uma ligação no campo de "Links" do lado esquerdo) e indicaram a primeira foto como sendo de uma Amanita patherina.

    ResponderEliminar
  4. Só sei que o segundo é conhecido por púcaras e dá um belo petisco com ovos mexidos ou com carnes de caça!!

    Esta semana já vi bastantes em eucaliptais.

    Paulo Maio

    ResponderEliminar
  5. 1.ª Amanita pantherina
    2.ª Trametes versicolor
    3.ª Macrolepiota procera (se tiver anel no pé)
    4.ª Amanita caesarea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas Amanitas estão correctas, o segundo não é de certeza Trametes, talvez Laetiporus sulphureus (comestível quando jovem, comum em eucaliptos), e embora tenda a concordar no terceiro, os critérios para afirmar que é Macrolepiota procera não são esses.

      Eliminar