19 de maio de 2011

Vale Mouro - início atividades da comissão independente de acompanhamento

A Altri Florestal chegou a um entendimento com três especialistas convidados para constituir a comissão independente de acompanhamento do projeto de florestação de Vale Mouro.
A constituição desta comissão veio em resposta aos problemas de erosão verificados na execução da primeira fase do projeto e tem como objetivo aconselhar sobre as medidas corretivas e preventivas a levar a cabo na área de projeto, acompanhar a execução das mesmas e avaliar a sua eficácia.
Pretende-se com os contributos da comissão, aumentar a solidez técnica das operações a executar na propriedade, nas áreas erosionadas, nas áreas por reflorestar tal como nas áreas de conservação de valores ecológicos a implementar ou consolidar.
A comissão é composta pelos seguintes especialistas:


  • Prof. Emérito Alfredo Gonçalves Ferreira, da Universidade de Évora, especialista em erosão, solos, hidráulica e ordenamento florestal




  • Dr. Luís Miguel Rosalino, biólogo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e especialista em biodiversidade em paisagens dominadas por eucaliptais




  • Eng.º José Matos, da Autoridade Florestal Nacional, especialista em silvicultura do eucalipto.
    Na primeira visita à propriedade foram analisadas as características gerais da área de projeto, o tipo de solo e orografia, o ordenamento florestal proposto no projeto, as diversas medidas corretivas já implementadas no terreno, a criação de corredores ecológicos ao longo de linhas de água e melhorias a implementar nas charcas temporárias já formadas em algumas zonas baixas.
    Foram discutidas técnicas alternativas de mobilização do solo, tal com intervenções de controlo de escoamento das águas pluviais nas encostas mais sensíveis, que serão implementadas numa área experimental nas reflorestações do próximo outono.
    Uma das medidas já implementadas foi, na mobilização dos socalcos pre-existentes, a mantutenção da vegetação arbustiva nos taludes, por forma a aumentar a sua consolidação. A fotografia abaixo mostra um exemplo desta operação.
    Exemplo de terraços mobilizados, mantendo a vegetação no talude.
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário