29 de abril de 2011

A Floresta também é Escola

Foi com muito interesse e alguma surpresa que um grupo de alunos do 5º ano, no passado dia 26 de Abril, descobriu como as Ciências da Natureza e até a "temida" Matemática podem ter aplicação prática em áreas florestais muito próximas da sua Escola, na vizinha Quinta do Furadouro.

Este acontecimento teve origem num pedido de colaboração por parte do Complexo Escolar do Furadouro, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que a Altri Florestal teve o prazer de aceitar, para participação no concurso Descobrir a Floresta, inserido no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas.

Estes pequenos Exploradores da Floresta, como se autonomearam, aprenderam o que é um inventário florestal e qual a sua importância. Num pequeno exercício prático puderam aplicar conhecimentos de áreas, sólidos, unidades de medida e algumas noções básicas de estatística.

Da parte da tarde, tiveram oportunidade de compreender e conhecer a biodiversidade. Foi com verdadeiro espanto que descobriram que num percurso com pouco mais de 500 metros poderiam encher facilmente uma página A4 com nomes de espécies de plantas, animais e fungos.

Ficam os nossos votos para que este simpático grupo obtenha uma boa classificação no concurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário